[Pense Magro] Dobradinha: Dias 17 e 18

1
Olá pessoal, tudo beleza com vocês?

Melhorei em relação aos últimos dois finais de semana hein? Arranjei um tempinho para postar hoje, em pleno domingão, mesmo tendo levado minha irmã no hospital, que torceu o pé andando de skate hehe.

Mas cá estamos e antes de eu falar do livro, queria dizer que estou muito orgulhosa de mim mesma e gostaria de compartilhar isso com vocês. Ontem meu avozinho fofo fez 81 anos e fizemos um almoço de família para comemorar. Uma das minhas tias "arrebentou na cozinha" e fez carne ao molho madeira, batata sautée, arroz, uma salada enorme e linda e ainda dois bolos: um de frutas e um de chocolate com nozes. Outra tia se encarregou dos docinhos: brigadeiro, cajuzinho e bicho de pé. Bolo e doces são o paraíso para mim... Mas felizmente consegui resistir e foi muito positivo! Eu comi umas torradinhas com patê de alho e ervas antes do almoço e alguns picles. No almoço mesmo fiz meu prato de salada, que tava uma delícia, e como prato principal foi um pedaço de carne com as batatinhas. Dispensei o arroz branco... E na hora da sobremesa, preferi "chupar o dedo" mesmo. Fez muito bem para mim, meus finais de semana estavam complicados, sempre com uma exceçãozinha aparentemente inofensiva... Mas dessa vez eu fui mais forte. E estou muito feliz por isso! Até porque daqui a 10 dias eu volto na nutricionista e minha meta é neste dia estar na casa dos 59... mesmo que seja 59,9kg, Não importa, quero me livrar de vez da maldita casa dos 60! Aguardem!

Agora vamos falar do Pense Magro? Isso é mais uma coisa que preciso voltar a fazer com disciplina: ler um capítulo por dia! Dei uma relaxada, o que não é nada bom. Mas podexá que vou me esforçar!

O capítulo 17 vou ser bem sincera... pulei! Fiz aquela "leitura dinâmica" e fala sobre aprender a eliminar os exceços. Mas o exercício para isso é colocar mais comida no prato e propositalmente não comer, jogar fora. Desculpa, mas não vai rolar. Há exatamente 1 mês e 2 dias tenho sido disciplinada em relação isso. Meu problema não são os excessos e sim as exceções. Nunca mais repeti um prato... tenho comido exatamente o que tenho planejado. As quantidades estão bem definidas. O problema vinha sendo pequenas exceções que contei aqui, principalmente no último fim de semana. Mas desde segunda estou bem mais firme e conseguindo lidar muito bem com isso. Não acho que fazer esse tipo de exercício é o que vai me ajudar... Pulei, ok?

Já o capítulo 18 é mais interessante... "Modifique sua definição de saciedade".
Achei esse parágrafo ótimo: "Uma maneira de saber se você está comendo exageradamente é imaginar como seria fácil caminhar quase apressadamente antes de comer. Você deveria ser capaz de caminhar nesse ritmo, com a mesma facilidade, depois da refeição. Se não consegue fazer uma caminhada assim depois de comer, significa que você comeu em exagero e que talvez tenha uma definição irrealista de saciedade."

E vamos lá, comer por comer acho que é um problema geral, e justamente o que faz as pessoas engordarem. Numa festa de aniversário por exemplo, geralmente eu me entupiria de salgadinhos e já estaria mais do que saciada. Mas como que vou perder o bolo e os doces? Pra que isso? Não quero esse tipo de experiência nunca mais gente. Postei outro dia sobre pessoas magras não serem magras por acaso. Claro, sempre tem exceção. Mas geralmente elas fazem algo para isso, mesmo que de forma inconsciente. Vou dar um exemplo aqui da minha cunhada Júlia (tenho certeza que ela vai ler isso heheheh, já to falando de vc sem pedir Ju!!). Ela é bem magrinha e lindinha!!! Aí ontem na festinha do meu avô ela fez o pratinho humilde dela... ela come super pouco por hábito, os pais criaram as duas filhas de forma muito saudável e consciente. Aí ofereceram o bolo e ela: Não obrigada, queria só um brigadeiro. Hehe... o mais legal é que ela não faz isso para manter a forma. É hábito... Se ela comer um pedaço inteiro de bolo e mais um monte de doces (o que para minha ERA absolutamente normal - não falo mais que É hehe), é capaz até de passar mal.

E tanta gente ainda acha que tem mágica. NÃO TEM! É matemática. Fui na endocrino há 2 semanas e falei para ela: engordei 10kg nos últimos 3 anos. Aí ela disse: Ok, matemática, você simplesmente ingeriu 75.000 calorias a mais do que deveria. Cada quilo que engordamos = 7.500 calorias desnecessárias no corpo. Oi? 7.500 para cada quilo? Caraca, onde eu arranjei tanta caloria? Aí que a gente vê como nossa alimentação é errada...

Então o livro diz que é preciso muitas e muitas vezes comer até estar somente satisfeito para quebrar a conexão entre saciedade e exagero.

Acho que hoje isso não tem sido um problema para mim. Preciso de força mais para não comer fora do planejamento do que para não comer em exagero. Precisei de muita força ontem para não comer uma fatia de bolo e uns três docinhos e praticamente nenhuma para não repetir o prato de carne com batata ou continuar comendo as torradinhas de entrada. Isso é bom! Bem bom...

Vou ficando por aqui, feliz pois acho que é o primeiro fim de semana desde que comecei a R.A. em que não cometo nem um pecadinho. Amanhã vou postar o cardápio da semana, ele tá lindo, super regradinho hehe!

Bom restinho de domingo e até amanhã!

1 comentários:

Lua Fernandes disse... [Responder Comentário]

mél déllllssss 7500 calorias por quilo? e eu que engordei 30! não preciso mais de dieta, preciso de um exorcista! haha bjooo http://meumanequim40.blogspot.com.br/

Postar um comentário

:a   :b   :c   :d   :e   :f   :g   :h   :i   :j   :k   :l   :m   :n   :o   :p   :q   :r   :s   :t